Os 5 Elementos fundamentais para enfrentar e curar um Trauma!
- Marisa Revez Mendes
- 27 de set. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2024
Bem-vindos a esta Casa, lugar de conhecimento e desenvolvimento pessoal.
32 anos passaram entre o primeiro episódio de Abuso Sexual (tinha eu 5 anos) até ao momento em que tive a Coragem de o revelar pela primeira vez, para mim mesma.
A Vida, o Universo, Deus, o Destino, ou o nosso Inconsciente... ao longo da nossa experiência humana, dá-nos sinais constantes com uma "pena" de que, o que estamos a atrair é o reflexo do que enterrámos nas catacumbas do nosso Ser. Quanto mais ignoramos esses sinais, mais se intensificam e o toque com a "pena" torna-se cada vez mais pesado e sentido. Até que um dia levamos com um "tijolo na cabeça"... Na minha vida, esse "tijolo" corresponde ao momento em que, após um casamento caracterizado predominantemente por episódios de violência, e um processo de separação e divórcio igualmente desafiantes, redi-me à pergunta chave-mestra que viria abrir o portal para o Trauma:
-"Como é que eu atraí e fui atraída por alguém tão destrutivo? Se ele tem esse grau de destruição dentro dele, e se nos atraímos, é porque eu tenho igualmente esse grau de destruição em mim, que aprendi a disfarçar muito bem... o que existe em mim de tão destrutivo?!".
A Alma sabe sempre o que a Mente desconhece. Nesse mesmo instante, a minha Intuição trouxe-me a visão clara de que, desconhecendo exactamente como, "o que me tinha acontecido na infância" (era assim que eu denominava, inconsciente ainda do que realmente era) estava certamente na origem desta destruição que me auto-incutia pelas minhas escolhas, que me levaram constantemente ao longo da vida, a situações danosas. Aos 37 anos iniciei então uma descida aos lugares mais profundos da minha psique, nunca antes visitados, numa jornada de coragem, auto-descoberta, cura e transformação.

Os grandes processos de auto-conhecimento, confronto com os "fantasmas" do passado, cura e transformação são profundamente dolorosos e assustadores. Por isso, para acontecerem, precisam do primeiro elemento ativador: uma Forte Motivação. Se decompormos a palavra Motivação, temos: Motivo para a Ação. O meu forte motivo para iniciar esta jornada foram as promessas que fiz a mim mesma:
-"Nunca mais eu vou voltar a atrair um homem tão destrutivo para a minha vida! Nunca mais vou voltar a estar num relacionamento tão violento! Nunca mais vou voltar a desrespeitar-me como tenho feito comigo mesma em todos os relacionamentos que co-criei! Eu comprometo-me comigo mesma, para curar tudo o que tiver dentro de mim, para daqui por diante me respeitar em primeiro lugar, para atrair apenas pessoas saudáveis e conscientes para a minha vida e para construir um relacionamento amoroso saudável, com um companheiro auto-consciente de si, do seu mundo interior, das suas próprias feridas, também a percorrer o seu caminho de cura. Eu mereço, depois de tanto sofrimento, co-criar um relacionamento amoroso saudável, consciente, feliz, seguro e potente!".
Foi o decreto que proclamei para mim mesma. Com este forte motivo implantado como intenção bem enraizada e vinculada, o Compromisso é o segundo elemento a ter em conta quando iniciamos uma jornada desta envergadura:
-"Absolutamente nada nem ninguém me desviará deste caminho. Eu retiro e rejeito da minha vida nesta fase, todas as formas de distração, assumindo um Relacionamento Exclusivo Comigo Mesma, enquanto estiver nesta Jornada. Nada, nem ninguém será mais importante do que eu, a minha intenção e o compromisso comigo mesma! Aconteça o que acontecer, eu só vou parar quando estiver em paz com este assunto... não sei como nem quando... mas a minha intuição saberá indicar-me o caminho que devo percorrer e o que preciso fazer para concluir este jornada!"
Por isso, a Fé na Vida e a Confiança na Intuição, como GPS interior e infalível, são os terceiros elementos a configurar nesta demanda.
-"Todas as indicações que a minha Intuição me sugerir através do Sentir, passarão a Ser a minha Lei, mesmo quando a Mente estiver aterrorizada e confusa!"
A Coragem, apesar do Medo, passa a ser o quarto elemento e maior Aliado nesta travessia, o elemento capacitador que nos leva ao último elemento: a Ação. Quando iniciamos um caminho, podemos ter uma noção do que poderemos encontrar mas... o caminho faz-se caminhando!
-"Eu avançarei de acordo com a minha Intuição, em passadas firmes, com determinação e Coragem, mesmo quando a minha mente estiver a agir em sentido contrário para me manter numa zona conhecida. Aceito por isso os riscos da jornada, mantendo a atenção plena e a ponderação para ganhar clareza a cada passo. Só na Ação com Coragem ampliarei a minha zona de conforto e sairei enriquecida desta experiência."
Assim, aceitando acolher e focar-me pela primeira vez nas memórias que levei uma vida inteira a suprir na camada intermédia do Sub-Consciente, mesmo quando teimavam em emergir, encarei com nojo e resiliencia cada fração de segundo que revivi desses momentos. Tinha de o fazer... Procurei pela primeira vez, encarando as memórias e revivendo os momentos, entender os detalhes e subtilezas de um evento traumático do qual me tinha culpado a vida inteira, assumindo que tinha consentido por ausência de uma atitude de resistência. Assumi por isso que tinha sido um ato por mim consentido. Ao tomar contacto com esta definição e em pesquisas deparei-me com o termo "Abuso Sexual" e respectiva descrição... e aqui pela primeiro vez tomei consciencia de que não há o que consentir aos 5 anos de idade. Não tinha sido um ato consentido: eu tinha sido Abusada Sexualmente sob o nome de "brincadeira só nossa" e coagida para manter o segredo.
A primeira instrução da minha Intuição
A minha Intuição mostrou-me a primeira grande aprendizagem e a chave para a resolução e cura deste trauma. A primeira grande aprendizagem foi:
"Eu não sou o que me aconteceu. O que me aconteceu foi e continua a ser marcante, é certo, e faz parte da minha história, tal como tantos outros acontecimentos igualmente impactantes negativamente, e tal como tantos acontecimentos impactantes positivamente na minha vida. Eu Sou, a minha história passada no seu melhor e pior, é verdade, mas também sou os meus talentos, dons, características, corpo físico, emocional e psíquico, sou energia, alma, histórico familiar, criatividade, ações no mundo, legado que deixar um dia, etc... Ou seja, Eu Sou muito mais e maior do que qualquer acontecimento na minha vida, que é só uma ínfima parte da complexidade que me habita."
Quanto à chave para a resolução: eu atraí, e continuaria a atrair agressores ou perfis com tendencia a dominarem-me, enquanto eu continuasse a sentir-me vítima, sendo a causa matriz o Abuso Sexual. Eu acabava de entrar no Túnel da minha Alma rumo às profundezas do meu Ser, e sem saber o que encontraria durante o percurso, a minha Intuição mostrou-me que para sair deste túnel escuro em direção à Luz só havia uma saída: e antes dela, o Agressor matriz que eu teria de enfrentar, custasse o que custasse. Ou ficaria cristalizada na escuridão interior do meu Ser, num exterior caótico e congelado no tempo. A Vida, o Universo, Deus, o Destino, ou eu mesma... encurralou-me e deixou-me apenas esta saída disponivel. Se eu enfrentasse este "Dragão" e fosse bem sucedida neste confronto final, destruía todas as crenças que me mantinham num estado vibracional de Vítima. Recuperaria o meu Poder Pessoal que me havia sido "roubado" pelo Agressor, devolveria-lhe o pesado fardo da vergonha, culpa e responsabilidade que erradamente carreguei, e sairia deste derradeiro momento rumo à Paz e Plenitude, pela primeira vez em toda a minha vida. O que fosse que eu fizesse, todos os passos e decisões que tomasse, teriam de me levar a este momento épico. E levaram... após um longa e penosa jornada, repleta de detalhes e informações preciosas que ampliaram a consciência, elevaram a frequencia vibracional e me reconectaram à minha fonte de Amor, Valor, Brilho e Poder Pessoal.
A grande descida às profundezas da minha Alma
Uma história como esta merece ser contada de forma grandiosa e honrada, pois é rica em detalhes subtis que serão certamente fonte de identificação e inspiração para todos os que se interessem por ouvi-la e/ou lê-la. Um dia, assim será contada, com todo o amor, e permanecerá no mundo como um legado enquanto for útil à Humanidade.
Para já, quero terminar este artigo com uma reflexão que talvez te seja útil, caro/a Sobrevivente de qualquer tipo de Abuso:
"Eu não sou vítima dos agressores. Não sou, nem faço parte desse lado medíocre da história deles. Eu trabalhei muito no meu interior e exterior para Ser a Minha Grande História de Vida, onde cada agressor foi peão para que eu ascendesse no decorrer do meu caminho evolutivo. Para que hoje eu faça da Minha Grande História de Vida, a minha Obra de Vida e de Contribuição para o Coletivo."
Acompanha os próximos artigos pois eles serão ricos em precisosas informações e conhecimento que levará um Sobrevivente Adulto de Abuso Sexual na Infância no caminho do Poder Pessoal.
Estamos juntos, neste Grande Círculo de Sobreviventes.

コメント